CLIENTES, COLABORADORES E FORNECEDORES
Ao permanecer no nosso estabelecimento comprometem-se a cumprir rigorosamente todas as medidas de Higiene propostas pela autoridade de saúde e descritas no PROTOCOLO INTERNO. Caso não concorde, nao deve permanecer.
ANEXOS
Anexo-n-MBP_Manual de Boas-Praticas.pdf
Anexo-n-0-Recomendacoes DGS.i026046.pdf
Anexo-n-1_Recomendacoes-gerais.pdf
Anexo-n-2_Recomendacoes-para-viajantes.pdf
Anexo-n-3-_Procedimentos-de-higienizacao-das-maos-.pdf
Anexo-n-4_Lavagem-das-mãos-com-desinfetante.pdf
Anexo-n-5_Fluxograma-colaborador-com-sintomas.pdf
Anexo-n-6_Contactos-proximos.pdf
Anexo-n-7_PROTOCOLO INTERNO.pdf
BOAS PRATICAS CONTIGENCIA COVID 19
INFORMAÇÃO A CLIENTES, COLABORADORES e FORNECEDORES NA PREVENÇÃO DA PROPAGAÇAO COVID19
Informamos que pela responsabilidade individual de cada um, comprometemo-nos no cumprimento rigoroso de todas as diretrizes das autoridades de saude do Governo Português por forma a minimizar a propagação do COVID 19.
Devem consultar os ANEXOS para mais informação nos procedimentos implementados e que cada um deve seguir RESUMIDO NO ANEXO6- PROTOCOLO INTERNO.
-
Colaboradores, Clientes e Fornecedores, devem seguir todas as recomendações da DGS e as regras internas descritas e disponiveis no estabelecimento sob Manual de Boas Pratoicas.
-
Os Clientes devem respeitar o distanciamento social- mínimo 2metro;
-
Devem cumprimentar-se apenas á distancia
-
Devem desinfetar as maos quando entram no estabelecimento
-
Devem limpar os pés no tapete com desinfetante que está á entrada
-
As idas ao WC devem lavar e desinfetar as mãos e utilizar papel descartavel no local
-
É proibido a entrada de pessoas nao autorizadas nas zonas de produção,
-
Todos os colaboradores sao obrigados a cumprir o plano de contigencia COVID 19 defenido no protocolo interno e devem permanecer devidamente fardados e cumprir os procedimentos de limpeza e higienizaçao previstos nos planos de limpeza.
-
Sugerimos que cada um permanecça apenas o tempo indispensavel nao devendo permanecer para alem do recomendado.
-
Respeitar as regras de respiração, proteger com o cotovelo na tosse e espirros
-
Medir a sua propria temperatura á chegada
-
Evitar a concentração dos colaboradores ou clientes na entrada e na saída, e sempre que possível, nas zonas de trabalho;
-
Evitar a excessiva circulação dos fornecedores no interior do estabelecimento, devendo estes deixar os produtos nas bancadas estabelecidas para o efeito.
-
Informar ainda os clientes:
-
clientes devem evitar tocar em superfícies e objetos desnecessários;
-
não podem modificar a orientação das mesas e das cadeiras;
-
Informar os clientes que devem manter uma distância de, pelo menos, 2 metros nas filas de espera no espaço exterior ao estabelecimento e nas filas de espera que se geram para pedidos/pagamentos ao balcão.
-
Devem preferencialemnte usar pagamento multibanco com contact less
-
RECOMENDAÇOES DA DIRECÇAÕ GERAL DE SAUDE
-
O Conselho Científico da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica, recomenda que antes da preparação, confeção e consumo de alimentos, se devem reforçar as medidas de higiene que já antes da pandemia eram recomendadas:
-
- Lavar longamente as mãos secando-as em seguida, tendo cuidado de não voltar a por a mão lavada na torneira, fechando-a com uma toalha de papel;
-
- Desinfetar as bancadas de trabalho e as mesas com os produtos de limpeza definidos no plano de limpeza;
-
- Não misturar comida cozinhada e crua durante a preparação;
-
- Nao partilhar comida ou objetos durante a refeição;
-
- Lavar longamente os alimentos crus e desinfetar aqueles que nao estao sujeitos a confecção.
-
Não havendo provas científicas de que o novo coronavírus seja transmissível através da ingestão de comida, devem, contudo, ser mantidas e reforçadas as medidas de prevenção de higiene pessoal e da cozinha seja em casa ou em cozinhas profissionais.
-
A ASAE acompanha esta situação de forma contínua e sempre que se justifique divulgará novas informações.
-
A Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar e a Organização Mundial da Saúde não encontraram, até ao momento, prova de qualquer tipo de contaminação através do consumo de alimentos cozinhados ou crus.
-
O Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças considera que, apesar de se suspeitar que o novo coronavírus é de origem animal, atualmente a sua transmissão ocorre pessoa e pessoa por contacto próximo com pessoas infetadas pelo vírus, ou superfícies ou objetos contaminados.
-
Porém, deve ser aplicado o princípio da precaução, reforçando as boas práticas de higiene e segurança alimentar durante a manipulação, preparação e confeção dos alimentos.
PROTOCOLO
-
PROCEDIMENTOS DE PREVENÇÃO
1.1 NAS INSTALAÇÕES
1.1.1 Sinalização e Informação
-
Toda a informação está disponivel no nosso site diretamente ou atravez do QR code disponivel nos estabelecimentos. Pretende-se garantir que os clientes tenham conhecimento e acesso ao presente Protocolo Interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19. Toda a informação está tambem disponivel no site do restaurante: https://www.tabernadabaixa.pt/contigenciacovid19
-
Disponibilizar a informação de como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19.
-
Plano de higienização
-
-
Lavagem e desinfeção, de acordo com o presente protocolo interno, e identificada no local, das superfícies onde colaboradores e clientes circulam, garantindo o controlo e a prevenção de infeções e resistências aos antimicrobianos- Chao limpo e desinfetado com H103.
-
Limpeza, várias vezes ao dia, comdesinfetante H262C, conforme plano de limpeza defenido e incluido neste protocolo, das superfícies e objetos de utilização comum (incluindo balcões, interruptores de luz e de elevadores, maçanetas, puxadores de armários).
-
È efectuado apenas limpeza húmida, em detrimento da limpeza a seco e do uso de aspirador de pó apenas em situaçoes indespensaveis.
-
Renovação de ar das salas e espaços fechados é feita regularmente- janelas e portas sempre que possivel abertas.
-
Nas zonas de restauração e bebidas, o reforço da higienização dos utensílios, equipamentos e superfícies e evitada ao máximo a manipulação direta dos alimentos por colaboradores. É exxpressamente proibido o acesso de pessoas estranhas ao serviço.
-
Nas áreas de restauração/cafetaria, é assegurada a limpeza eficaz quando sai um cliente e entra outro para a mesma mesa.
-
O balde e esfregona para o chão são habitualmente reutilizáveis, pelo que é garantido uma limpeza e desinfeção destes equipamentos no final de cada utilização. O balde e esfregona são distintos por áreas: o balde e esfregona usados nas casas de banho sao vermelhos, não são usados nas áreas de alimentação, ou em outros espaços públicos.
-
Para o chão, a lavagem é realizada com água quente e detergente 2 em 1 com cloro. Nas casas de banho é ainda seguido da desinfeção com solução de lixívia diluída em água. A frequência de limpeza no restaurante é de 3 vezes ao dia, e 6 vezes nomeadamente puxadores, torneiras e zonas de contacto frequente.
-
Nas instalações sanitárias publicas nos restaurantes, a lavagem é realizada 3 vezes ao dia, com produto H103, que contemna sua composição detergente e desinfetante porque é de mais fácil aplicação e desinfeção.
-
Nos espaços onde podem estar crianças a brincar, a limpeza é reforçada várias vezes ao dia.
(registo disponivel no local e arquivado na pasta de HACCP)
Registo de limpezas em locais publicos:
Área
Prioridade da limpeza
Produto
Método de utilização
Frequência
Responsável
Obs.
-
Adequação do espaço selecionado para isolamento
-
Local para isolar pessoas que possam ser detetadas como casos suspeitos ou casos confirmados de COVID-19, que deve ter preferencialmente ventilação natural, ou sistema de ventilação mecânica, e possuir revestimentos lisos e laváveis, casa de banho, stock de materiais de limpeza, máscaras cirúrgicas e luvas descartáveis, termómetro, contentor de resíduos autónomo, sacos de resíduos, sacos de recolha de roupa usada, Kit com água e alguns alimentos não perecíveis. Local contiguo na Rua dos Fanqueiros 165-VE. 1100-228 Lisboa
-
Adequação das unidades de alojamento
-
-
A definição de cuidados específicos para troca da roupa de cama e limpeza nos quartos, privilegiando dois tempos de intervenção espaçados e com proteção adequada conforme Protocolo interno- 3horas intervalo.
-
A remoção da roupa de cama e atoalhados feita sem a agitar ou sacudir, enrolando-a no sentido de fora para dentro, sem encostar ao corpo e transportando-a diretamente para a máquina de lavar.
-
A lavagem em separado à máquina e a temperaturas elevadas da roupa de cama/atoalhados (cerca de 60ºC 30 minutos).
-
A lavagem e desinfeção das almofadas sempre que muda-mos de cliente.
-
Protege-mos os comandos de TV e ar condicionado com pelicula para mais facil desinfeção.
1.1.5 Equipamentos de higienização
-
Dispensadores de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool está junto aos pontos de entrada/saída de recepção, à entrada do restaurante, e em cada apartamento.
-
Sabão líquido para lavagem de mãos e toalhetes de papel, em todas as instalações sanitárias dos restaurantes.
-
Existem mascaras individuais em cada alojamento e nos restaurantes para todos os clientes que delas necessitarem para acederem aos espaços.
-
PARA OS COLABORADORES
1.2.1 Formação
-
Todos os Colaboradores receberam informação e/ou formação específica sobre:
-
Protocolo interno relativo ao surto de coronavírus COVID-19.
-
Como cumprir as precauções básicas de prevenção e controlo de infeção relativamente ao surto de coronavírus COVID-19, incluindo os procedimentos:
-
-
higienização das mãos: lavar as mãos frequentemente com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos ou usar desinfetante para as mãos que tenha pelo menos 70º de álcool, cobrindo todas as superfícies das mãos e esfregando-as até ficarem secas.
-
etiqueta respiratória: tossir ou espirrar para o antebraço fletido ou usar lenço de papel, que depois deve ser imediatamente deitado ao lixo; higienizar as mãos sempre após tossir ou espirrar e depois de se assoar; evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos.
-
conduta social: alterar a frequência e a forma de contacto entre os trabalhadores e entre estes e os clientes, evitando (quando possível) o contacto próximo, apertos de mão, beijos, postos de trabalho partilhados, reuniões presenciais e partilha de comida, utensílios, copos e toalhas.
-
Como cumprir a auto monitorização diária para avaliação da febre, verificação de tosse ou dificuldade em respirar- Existe termómetro á entrada dos restaurantes.
-
Como cumprir as orientações da Direção-Geral da Saúde para limpeza de superfícies e tratamento de roupa nos estabelecimentos. Existem planos de limpeza e foi dado formaçao a todos os colaboradores.
Data da ação
Descrição da ação
N.º Formandos
2.2 Equipamento – Proteção individual
-
Em número suficiente para todos os colaboradores (consoante a sua função: máscara, luvas, viseira, bata ou avental, touca, cobre-sapatos).
-
A farda dos colaboradores é lavada em separado à máquina e a temperaturas elevadas (cerca de 60ºC).
1.2.3 Designação dos responsáveis
-
Fernando dos Santos Alberto: 919847419- gerente e responsavel pelo cumprimento do plano de contigencias.
-
Fernando Alberto, Amilcar Carvalho, Sharmila Sharma ou Bipan Bishop, por esta ordem de presença, são as pessoas responsaveis pelo cumprimento do protocolo.
-
Depois de isolar o suspeito covid 19, deve ser contactado de imediato as autoridades de saude para acompanhamento do caso atravez do numero 808 24 24 24 e prosseguimento do protocolo.
-
Viva Mais, medico de medecina no trabalho para apoio em caso suspeito: 210 317 327.
-
Ter ao serviço um colaborador responsável por acionar os procedimentos em caso de suspeita de infeção (acompanhar a pessoa com sintomas ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o serviço nacional de saúde).
1.2.4 Conduta
-
È aconseelhado a todos, a auto monitorização diária para avaliação da febre, existência de tosse ou dificuldade em respirar.
-
Comportamentos a adotar pelo staff:
-
manter a distância entre colaboradores e clientes e evitar contactos físicos, incluindo os apertos de mão
-
não entrar e sair dos estabelecimentos com a farda do estabelecimento
-
manter o cabelo apanhado
-
desaconselha-se o uso excessivo de adornos pessoais (pulseiras, fios, anéis, etc.)
-
na entrada de pessoal, existe um tapete húmido para limpar a sola dos sapatos e desinfetar com agua e lixivia regularmente.
-
Espaço com distanciamento para as refeições do pessoal
-
Os profissionais de limpeza receberam formação adequada e sao conhecedores do protocolo e plano de limpeza e bem os produtos a utilizar (detergentes e desinfetantes), as precauções a ter com o seu manuseamento, diluição e aplicação em condições de segurança, como se proteger durante os procedimentos de limpeza dos espaços e como garantir uma boa ventilação dos mesmos durante a limpeza e desinfeção.
1.2.5 Stock de materiais de limpeza e higienização
-
Todo o material esta armazenado na Loja rua dos Fanqueiros 165 VE.
-
Stock de materiais de limpeza de uso único proporcional às dimensões do empreendimento, incluindo toalhetes de limpeza de uso único humedecidos em desinfetante, lixívia e álcool a 70º.
-
Dispensadores ou recargas de solução antissética de base alcoólica ou solução à base de álcool.
-
Contentor de resíduos com abertura não manual e saco plástico.
-
Equipamento ou recargas para lavagem de mãos com sabão líquido e toalhetes de papel.
1.2.6 Escalas / Turnos
-
Definição de escalas de serviço e/ou turnos com redução do número simultâneo de colaboradores
-
Estao defenidas as regras/faseamento dos atos de limpeza das unidades de alojamento:
-
3 horas depois do checkout: retirada de roupa para lavagem e ventilação do espaço;
-
3 Horas depois é efetuado a limpeza e desinfecçao
-
Intervalo minimo de 8 horas entre cada saida e entrada.
-
-
PARA OS CLIENTES
1.3.1 Equipamento – Proteção individual
-
Equipamento de proteção individual (kits individuais de proteção com máscara e gel desinfetante. podendo acrescer luvas, viseira ou outros a pedido do cliente) disponível para clientes (para definição do stock deverá ter-se em atenção a capacidade máxima do estabelecimento).
1.3.2 Conduta
-
O acesso aos apartamentos faz-se sempre pela direita das escadas ou elevadores, tocando o minimo indispensavel em emcorrimoes, interruptores e teclados.
-
PROCEDIMENTOS EM CASO DE SUSPEITA DE INFEÇÃO
-
PLANO DE ATUAÇÃO
-
-
O colaborador responsável deve acompanhar o suspeito de infeção ao espaço de isolamento, prestar-lhe a assistência necessária e contactar o Serviço Nacional de Saúde.
-
DESCONTAMINAÇÃO DO LOCAL DE ISOLAMENTO
-
A descontaminação da área de isolamento sempre que haja casos positivos de infeção e reforço da limpeza e desinfeção sempre que haja doentes suspeitos de infeção, principalmente nas superfícies frequentemente manuseadas e mais utilizadas pelo mesmo, conforme indicações da Direção-Geral da Saúde.
-
O armazenamento dos resíduos produzidos pelos doentes suspeitos de infeção em saco de plástico que, após fechado (ex. com abraçadeira) deve ser segregado e enviado para operador licenciado para a gestão de resíduos hospitalares com risco biológico.
-
REGISTO DE ATOS/INCIDENTES
Sugestão de registo de ocorrências:
Data da ocorrência
Descrição de Ocorrência
Medidas de atuação
NOTA: todos os registos de limpeza e higienizaçao estão disponiveis para consulta.